Ações do Outubro Rosa nas Escolas Municipais

0
130

https://i1.wp.com/www.opas.org.br/wp-content/uploads/2018/01/outubro-rosa-1.jpg?resize=1068%2C561&ssl=1As atividades de conscientização do Outubro Rosa não são apenas assuntos restritos a adultos. Essa campanha nacional que visa prevenir e combater o câncer de mama e de colo de útero, duas das maiores causas de morte entre as mulheres no Brasil, também permite que as crianças participem.

A Escola Municipal Professora Alice Ferreira do Carmo, que fica no Centro, é um exemplo disso. A instituição mobilizou seus alunos para que eles tenham noção da importância do tema. Além da unidade, outras Escolas estão se dedicando especialmente dedicado ao Outubro Rosa. Crianças da pré-escola até o quinto ano produzem diversos materiais para sensibilizar e convencer suas mães, tias, avós e outros familiares a realizarem os exames preventivos necessários. Foram feitos bilhetes, textos e cartazes explorando o tema.

Segundo a secretária de Educação, Fabiana Toledo, as crianças têm um grande poder de convencimento e, estando bem informadas, podem fazer a diferença levando o assunto para dentro de casa. “Tudo o que as crianças falam toca o coração, e a atitude delas pedindo para as mães se cuidarem e irem ao médico para realizar os exames consegue sensibilizar muitas mulheres que antes não davam a devida atenção para essa questão de saúde”, destaca.

A secretária afirma que professores trabalharam os temas em sala de aula, com informações e imagens, para explicar o que é o câncer de mama, para que serve a campanha Outubro Rosa e por que as mulheres devem se cuidar e fazer seus exames com regularidade. Fabiana conta que, além das atividades em sala, servidores das Escolas vestem camisetas cor-de-rosa e são criativos nas decorações com bexigas, papéis e frases sobre o tema.

 

morrinhos.go.gov.br

Deixe uma resposta