Comissão de saúde discute pactuação nos 246 municípios goianos

0
69

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – uma instância colegiada de articulação e pactuação de políticas de Saúde – esteve reuesta sexta-feira, dia 24, no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (situada no Bairro Santo nida nAntônio, Goiânia).  O objetivo da reunião foi discutir 17 pontos de pactuação em Saúde, nos 246 municípios goianos.

Na ocasião, foi apresentada a página da CIB que já está disponível no endereço www.cib.saude.go.gov.br. O site tem por objetivo divulgar informações técnicas em Saúde para profissionais da área e público em geral. “Iremos alimentar o site com informações atualizadas sobre toda a dinâmica do Sistema Único de Saúde em Goiás, entre eles, as decisões da CIB, pautas e relatórios dos grupos técnicos da CIB, regimento interno e informações das Comissões Intergestores Regionais – CIRs”, diz Lirce Lamounier, secretária executiva da CIB.

Pactuações

Participaram da reunião colegiada, 180 secretários Municipais de Saúde, técnicos das secretarias municipais, superintendentes e técnicos da SES.

As pactuações políticas na CIB objetivam orientar, regulamentar e avaliar os aspectos operacionais do processo de descentralização das ações de saúde. São constituídas, paritariamente, por representantes do governo estadual, indicados pelo Secretário de Estado da Saúde, e dos secretários municipais de Saúde, indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Os secretários municipais de Saúde, por meio de seus espaços de representação, debatem entre si os temas estratégicos, antes de apresentar suas posições na CIB. As CIBs foram institucionalizadas pela Norma Operacional Básica nº 1 de 1993 e instaladas em todos os estados do País.

Dentre as pautas discutidas estão: atualização do Plano de Atenção às Urgências da Região Metropolitana; discussão sobre a rede de atenção à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave; oficinas de atualização para profissionais para abordagem, manejo e cuidado de pessoas usuárias de crack e outras drogas; pactuação de serviços de tomografia para as cidades de Água Limpa, Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada e Morrinhos, entre outros.

Assessoria de Comunicação da SES

Deixe uma resposta