Municípios goianos estão capacitados para operar Cartão Reforma

0
103

Com apoio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), o Ministério das Cidades (MCidades) capacitou na última sexta-feira, dia 1, em Goiânia 57 municípios que apresentaram projetos para receber o Cartão Reforma do governo federal, programa inspirado no Cheque Reforma do Governo de Goiás. Segundo o diretor do Departamento de Melhoria Habitacional  do Ministério das Cidades responsável pela capacitação, Álvaro Lourenço, a lista dos municípios habilitados a operar o programa deverá ser divulgada na próxima semana. Em todo o País foram pré-selecionados 1.923 municípios, dos quais 1.434 apresentaram projetos ao Ministério das Cidades.

O diretor Álvaro Lourenço destacou que o Cartão Reforma é um programa inovador e ágil, com tramitação eletrônica, dotado de todas as ferramentas para acompanhamento e fiscalização. Segundo ele, a meta é beneficiar os 5.567 municípios brasileiros, mas de forma gradual. Para este ano, estão assegurados R$ 100 milhões de investimento no programa. Para 2018, a meta é atender 170 mil famílias.

Participaram da capacitação em torno de 120 pessoas, entre prefeitos e técnicos municipais que vão atuar diretamente com o programa Cartão Reforma, principalmente das áreas de construção civil e assistência social.

Os técnicos municipais foram capacitados para cadastramento das famílias, contratação de assistência técnica,  procedimentos operacionais de monitoramento de obras e prestação de contas.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, destaca que o Cartão Reforma é uma grande conquista para o combate ao déficit qualitativo de moradias no Brasil. “Mais uma iniciativa inovadora da administração Marconi Perillo, que é o Cheque Reforma, serviu de inspiração para o governo federal. Somaremos os recursos do programa goiano com o programa federal para atendermos mais famílias e municípios”, frisa Stival.

Municípios que receberam capacitação sobre Cartão Reforma:

 Acreúna   Itumbiara
Águas Lindas de Goiás   Jaraguá
Alvorada do Norte   Jataí
Anápolis   Morrinhos
Anicuns   Mozarlândia
Aparecida de Goiânia   Nova Crixás
Aragarças   Nova Veneza
Bela Vista de Goiás   Orizona
Bom Jesus   Piracanjuba
Bonfinópolis   Piranhas
Caiapônia   Pires do Rio
Campos Verdes   Planaltina
Carmo do Rio Verde   Pontalina
Catalão   Posse
Ceres   Sanclerlândia
Cidade Ocidental   Santa Helena de Goiás
Cocalzinho de Goiás   Santa Rita do Araguaia
Cristalina   Santo Antônio do Descoberto
Crixás   São Domingos
Doverlândia   São Francisco de Goiás
Firminópolis   São João D’Aliança
Formosa   São Luís de Montes Belos
Goianápolis   Senador Canedo
Goiânia   Simolândia
Goianira   Uruaçu
Goiás   Valparaíso de Goiás
Inhumas   Vianópolis

Assessoria de Comunicação da Agehab

Deixe uma resposta