Secretaria de Saúde promove ações de prevenção contra o tabaco e doenças do coração

0
194

A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima sexta-feira, dia 08 de junho, a campanha “Tabaco e as doenças do coração”. A ação visa alertar a população sobre o “Dia Mundial Sem Tabaco”, data criada pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), celebrada no dia 31 de maio. A campanha contará com uma ação educativa na Praça do Mercado, das 8h às 10h30, onde os profissionais do NASF estarão distribuindo informativos, realizando testes e esclarecendo todas as dúvidas sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo em Morrinhos.

Segundo o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos, as ações de combate ao fumo são executadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) e Saúde Bucal. “A campanha tem como objetivo principal a conscientização em relação aos riscos e doenças que o uso tabaco pode causar. Neste ano, o tema “Tabaco e Doenças Cardíacas”, foi preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do NASF, Paula Taynara, na programação da campanha cada atividade será acompanhada de palestras e a pessoa receberá os atendimentos necessários estando participando dos projetos disponíveis no NASF, com os respectivos profissionais conforme a necessidade de cada um. “Todos os morrinhenses estão convidados para participar conosco de mais uma ação promovida pela Secretaria de Saúde. Esperamos que a campanha fortaleça e conscientize realmente as pessoas da necessidade de cuidar da saúde evitando futuras enfermidades e até mortes”, comentou.

Para a enfermeira Aline Reis, a população precisa ter acesso aos números para entender a gravidade da situação. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. O tabagismo também é o responsável por mortes por doença pulmonar crônica e câncer, além de outras doenças”, alertou.

Programação

Dia: 08 de junho, das 8h às 10h30 

Local: Praça do Mercado

As ações comemorativas são articuladas pela Secretaria de Saúde envolvendo a sociedade.

Serviços

Aferição de Pressão

Glicemia

Teste Cardiorrespiratório

Exposição de Compostagem de Tabaco

Atendimento Odontológico

Palestra com o odontólogo Carlos dos Reis

 

Procure ajuda

O tabagismo é uma doença que causa dependência química, com isso as pessoas sentem dificuldade de parar de fumar. É preciso que os pacientes entendam a seriedade da situação e procurem orientação médica.  Em Morrinhos, o tratamento é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

 

morrinhos.go.gov.br

Deixe uma resposta