UBS Noroeste será inaugurada hoje

0
164

A Prefeitura de Morrinhos por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugura na próxima segunda-feira, 14 de maio, às 19h, a Unidade Básica de Saúde Noroeste. A solenidade contará com a presença do prefeito Rogério Troncoso, do secretário de Saúde André Luiz e do deputado federal Fábio Sousa. O prédio leva o nome do saudoso vereador Antônio Lucindo de Morais, mais conhecido por Antônio da Lucinda.

A UBS, situada na Rua 21, esquina com a 202-A, Lt. 13, Qd.27, setor Aeroporto, atenderá aos moradores do Noroeste, Vila Nossa Senhora do Carmo, Mutirão, Vila Bela e parte do Aeroporto no atendimento ambulatorial e de consulta. A área total do terreno possui 587,50 m² e o projeto aponta construção de 284,24 m².

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h00, serão oferecidos serviços de acolhimento; acompanhamento de gestantes (pré-natal); consultas médicas e de enfermagem; curativos; vacinas; dispensação de medicamentos básicos e de preservativos e contraceptivos; exames preventivos para câncer de colo do útero e grupos de Educação em Saúde ofertados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

A unidade atenderá com a seguinte equipe: uma médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e sete agentes de saúde. As repartições da unidade contêm: consultório ginecológico e consultórios para atendimentos geral e odontológico; salas de vacina, observação, atividades coletivas e procedimentos; recepção; departamento de esterilização, inalação e expurgo; além de copa; sanitários; almoxarifado e depósito de material de limpeza. “Estamos expandindo a rede ambulatorial para atender a demanda dos morrinhenses e, além disso, estamos investindo na qualidade dos serviços prestados aos mais de 80% usuários do SUS no município”, declarou secretário André Luiz.

A coordenadora da UBS, Leila Aparecida, enfatiza ainda que o fortalecimento da saúde das famílias no município é uma das prioridades da gestão de Rogério Troncoso por obter bons resultados a curto e longo prazos. “Atuando dentro dos bairros, mais próximos da população, desafogamos o Hospital Municipal e contribuímos para gerações mais saudáveis no futuro”.

“Estamos inaugurando um novo posto de saúde, com o nome de um ex-vereador, que muito trabalhou pela comunidade morrinhense. A satisfação é duplicada porque também estamos recebendo um automóvel no valor de R$ 45,851 mil, além de cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro e um refrigerador compros para o Conselho Tutelar por meio de emenda do deputado federal Fábio Sousa a quem agradecemos. Conto com todos nesta grande festa de inauguração de mais uma UBS”, enfatiza o prefeito Rogério.

 

EXPANSÃO

Esta é a nona UBS inaugurada pela gestão do prefeito Rogério Troncoso. As demais foram entregues nos setores: Aeroporto, Cristo Redentor, Vila Santos Dumont, Morro da Saudade, Genoveva Alves, São Francisco de Assis, Vila Nova e Santa Fé.  Ainda está em fase de construção uma unidade no centro da cidade.

 

ACOLHIMENTO

De acordo com o secretário André Luiz, as repartições da unidade contêm: consultório ginecológico e consultórios para atendimentos geral e odontológico; salas de vacina, observação, atividades coletivas e procedimentos; recepção; departamento de esterilização, inalação e expurgo; além de copa; sanitários; almoxarifado e depósito de material de limpeza. Os banheiros da unidade atendem ao conceito de acessibilidade, projetado para acolher pessoas com deficiência. “A nova unidade foi construída para garantir mais comodidade aos pacientes e aos servidores. O local dará muito mais qualidade na saúde pública e atenderá integralmente os bairros circunvizinhos, pois possuirá uma estrutura muito avançada. A UBS será o grande ponto de auxílio a fim de suprir a necessidade de atendimentos da população e aliviando os serviços no hospital municipal”, acrescentou.

 

HOMENAGEM

Antônio da Lucinda, que dá nome à Unidade Básica de Saúde Noroeste, nasceu em 06 de abril de 1951. Filho de senhor Benedito Lucindo e da senhora Sebastiana Maria. Foi o fundador da Comunidade Espírita Antoninho de Mármore e por quase 50 anos ajudou a comunidade com trabalho social e oração. Foi vereador da Casa de Leis de Morrinhos por três mandatos.

Natural de Morrinhos, desde a infância foi criado por sua avó, dona Lucinda. Trabalhava na fazenda no manejo com vacas e plantação. Gostava de ajudar ao próximo e aos sete anos desenvolveu mediunidade. No inicio de sua adolescência veio para cidade para realização de orações e bênçãos em um barracão aluguel. Seu maior sonho era possuir sede própria para promoção de orações e reuniões.

Casou-se com Ana Mariana da Silva Moraes em 21 de novembro de 1980 com quem teve quatros filhos: Karina Mariana de Morais, Ocleides Mariana de Morais, Fernando Lucindo de Morais e Adriana Cristina Silva de Morais. Juntos tiveram seis netos: Luana, Kaio, Jheniffer, Phablo, Miguel, Carlos Eduardo e uma bisneta: Emanuelle.

Antônio da Lucinda dedicava atenção à comunidade menos favorecida, oferecendo, de forma altruística e filantrópica, sopas, medicamentos e cestas básicas, e distribuindo, fitoterápicos em benefício da saúde da sociedade morrinhense. Morava na região rural Vera Cruz e sempre abriu as portas de sua casa para todos. Gostava de futebol e sua paixão era o time Vasco da Gama.

Aos 64 anos veio a óbito no dia 25 de outubro de 2015, vítima de câncer de pulmão. Deixou legado de amor, superação e humildade a todos. Durante toda sua vida amou à doutrina Espírita com ensinamentos de paz e espiritualidade de Alan Kardec.

 

morrinhos.go.gov.br

Deixe uma resposta