Mutirão das Fiandeiras reúne muitos convidados no Parque de Exposições de Morrinhos

0
108

https://scontent-mia3-2.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/34035722_1685941464825357_1372520493801799680_n.jpg?_nc_cat=0&_nc_eui2=AeFWhToGdthugJKnj1_Jr2zAkoB6S7v8Qn9PgS5NvPb8C03fPtZIKV2GWs31mRk81_YsN1T_H9V74fmBkLLJwJvG-IoJNx1pSOAevDmqBdLizg&oh=044b49fddada6b0c5523e96348d16112&oe=5B890E56Nesta quarta-feira, 30 de maio, foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social uma programação especial no Parque de Exposições Silvio de Melo: o tradicional Mutirão das Fiandeiras, que neste ano reuniu cerca de aproximadamente mil pessoas, dentre elas, participantes dos programas sociais da prefeitura, além de convidados da cidade de Caldas Novas. O prefeito Rogério Troncoso, a primeira-dama Terezinha Amaral e o deputado Chiquinho Oliveira fizeram questão de cumprimentar a todos de mesa em mesa.

Na ocasião, as fiandeiras e tecedeiras da Idade Feliz e Melhor Idade tiveram a oportunidade de mostrar os processos de produção de peças artesanais a partir do algodão. Uma maneira de preservar o ofício e divulgar essa manifestação cultural. Aos 99 anos, dona Ibrantina Kardek de Ávila, cantou e encantou a todos ao lado de sua filha Maria Zilda.

“Este é um momento de alegria e descontração, que reúne as fiandeiras e todos os nossos programas sociais. É um prazer para nós receber aqui companheiros de cidades vizinhas e, juntos, compartilhar esta maravilhosa festa”, ressalta a primeira-dama Terezinha Amaral.

Para o prefeito Rogério Troncoso, o mutirão das fiandeiras já é uma tradição da ExpoMorrinhos. “Esta é uma forma de valorizar a cultura da nossa cidade e manter a tradição das fiandeiras ao longo dos anos, repassando valores para as futuras gerações. Muito obrigado pela presença de cada um de vocês que vieram prestigiar este evento”, destaca Rogério recordando de sua saudosa mãe que amava essa programação.

Apresentações culturais organizadas pela coordenadora Cristiane Souza

Os visitantes de Caldas Novas foram recepcionados e acolhidos. Logo na entrada, eles receberam lembrancinhas confeccionadas pelos programas sociais da prefeitura. A programação foi recheada de várias apresentações culturais e exposição de trabalhos manuais confeccionados pela terceira idade. Na abertura teve café da manhã e seleção de músicas de forró.

Durante o evento, as integrantes do Programa Idade Feliz homenagearam a primeira-dama Terezinha Amaral pelos relevantes serviços prestados à comunidade morrinhense e por valorizar a cultura. Outras apresentações também ganharam destaque em homenagem ao mês das Mães.

No encerramento, as fiandeiras receberam uma homenagem pelos relevantes serviços prestados no sentido de preservar a tradição milenar de descaroçar o algodão, cardar e fiar, numa época em que as roupas das famílias eram fabricadas dessa forma. Elas também receberam lembrancinhas, confeccionadas pelos Programas Sociais.

Também houve sorteio de brindes e de ingressos para o show de Amado Batista para os participantes. Para encerrar foi servido delicioso almoço para os participantes desta grande festa cultural e tradicional em Morrinhos.

morrinhos.go.gov.br

Deixe uma resposta