Sebrae promove série de Encontros Regionais de Artesãos visando debater a importância do artesanato em Goiás e acontece dia 23 de maio em Morrinhos

0
115

Por: Dina Sousa

https://i0.wp.com/2.bp.blogspot.com/-JaOCteVSEZc/WwO5sGxJJzI/AAAAAAAAZKw/bN3W3q7UgM8xl9D9ZCqT14v_EVk38brvACLcBGAs/s1600/Decio%2BCoutinho%2Bno%2Bencontro%2Bde%2BCatalao1.jpg?w=1068&ssl=1

No dia 12 de maio, o Sebrae deu início a uma série de Encontros Regionais do Artesão cujo objetivo é debater a importância do artesanato no estado de Goiás e o cotidiano dos artesãos. O primeiro Encontro aconteceu em Catalão, seguido de Anápolis e na sequência outras cidades também farão parte do total de 10 encontros no estado. Na próxima quarta-feira, dia 23, o Encontro será na Fazenda Complem, na Agrotecnoleite que acontece em Morrinhos. Os profissionais se reunirão no estande do Sebrae dentro da feira e terão a chance de debater ações específicas para o artesanato na região.

De acordo com o gestor do Sebrae e especialista em Economia Criativa, Décio Coutinho, essa iniciativa é muito importante para discutir o trabalho dos artesãos, suas dificuldades e demandas além da oportunidade de trabalharem juntos. “É nesse encontro regional que discutiremos assuntos como um plano para o artesanato para a região e para nosso estado. Teremos também a confecção de carteirinhas do artesão e a eleição de um grupo que irá representar a região no grande Encontro Estadual de Artesãos, além de terem acesso a muitas informações inovadoras”, diz Décio.
 
Apesar de Caldas Novas e Rio Quente pertencerem à Regional Sul do Sebrae, haverá um Encontro Regional também em Caldas Novas, que foi solicitado devido à grande quantidade de artesãos da cidade. “Nós optamos por realizar um encontro regional também em Caldas Novas, primeiro pelo grande número de artesãos que compõem a rede local daqui e do Rio Quente, vimos o quanto é importante mobilizar os artesãos locais para que também possam participar desse debate e de ter representatividade no Encontro Estadual”, diz Rodrigo Sene, gestor de agronegócios e artesanato da Regional Sul.
 
“Esses encontros regionais são muito importantes para quem trabalha com artesanato em nossa região. Morrinhos, por exemplo, tem um trabalho excelente com as mulheres de lá que somam mais de 40. Caldas Novas também tem seus grupos e associações. Só no Casarão são 45 artesãos cadastrados na Secretaria de Cultura”, diz Luís Henrique Rodrigues, gerente regional do Sebrae.
 
De acordo com Gabriela Azeredo, secretaria de Cultura, o Sebrae é um grande parceiro da cultura local e suas ações de qualificação e de inovação servem muito para melhorar a qualidade de nosso artesanato. “Nossa cidade de Caldas Novas tem muitos artistas talentosos e artesãos reconhecidos mundialmente por seus trabalhos. Nossa secretaria e a prefeitura estão sempre prontos para apoiar ações que valorizam nossa cultura e nossa arte. Sempre fazemos questão de participar e colaborar nos eventos, oficinas e encontros que o Sebrae promove e tenho certeza que esse encontro regional de artesãos será muito importante para nós”, diz Gabriela.
 
O Encontro Estadual do projeto Brasil Original acontecerá em agosto na cidade de Olhos D´Agua. Saiba mais sobre esse projeto participando dos encontros regionais que acontecerão na sua região.
 
holofotecomdinasousa.blogspot.com.br

Deixe uma resposta