Jogos Abertos de Goiás mobilizam de maio a setembro os 246 municípios

0
66

Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), lançou os Jogos Abertos de Goiás 2018 em cerimônia nesta terça-feira, dia 3, no auditório do Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi, em Goiânia.

Em sua fala, a secretária Raquel Teixeira fez questão de destacar os investimentos em praças esportivas, que têm colocado Goiás como um polo para realização de eventos do gênero. Ela assinou na mesma manhã com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convênio para a realização, aqui em Goiânia, do Circuito Banco do Brasil-Caixa, no próximo dia 13 de abril. E o motivo, segundo o vice-presidente do Comitê, Ivaldo Brandão, são as estruturas esportivas que Goiás possui”, exemplificou.

Paradesporto
Os Jogos Abertos são um estímulo aos atletas e paratletas de todas as idades. O evento envolve os 246 municípios em etapas intermunicipais, regionais, depois estaduais. A expectativa da Secretaria é na 16ª edição dos Jogos Abertos, 150 municípios tenham participantes na competição.

Estarão em disputa 12 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e oito individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez).

Este ano os Jogos Abertos serão realizados de maio a setembro e contarão com 19 cidades-sede. A competição, que ocorre em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.

Disputa
Os Jogos Abertos de Goiás serão realizados em três fases: a Microrregional, ou etapa classificatória; a Regional, que abrange os classificados; e a Estadual, que é a grande final.

Serão disputadas 12 microrregionais em todo o Estado. As duas primeiras ocorrem de 4 a 6 de maio, em Alvorada do Norte e Alto Paraíso. A final do campeonato está prevista para os dias 30 de agosto a 2 de setembro, no município de Morrinhos. Os três melhores atletas ou equipes de cada esporte e categoria serão premiados com troféus e medalhas.

Para a atleta da equipe de handebol da Força Atlética, Ábida Rafaela de Jesus, de 18 anos, campeã do Pan Americano de Handebol Júnior 2018, esta é uma oportunidade de melhorar o nível técnico da equipe. “Os jogos são importante para nós para que a equipe se entrose e faça uma competição boa”.

Sobre os Jogos
Os Jogos Abertos de Goiás foram retomados no ano passado, reunindo milhares de atletas de diversos municípios goianos. O evento é resultado do investimento no Esporte que o Governo de Goiás tem feito desde 1999, ainda na primeira gestão do governador Marconi Perillo.

Além de investir em infraestrutura, construindo e reformando equipamentos esportivos, Goiás apresenta um legado positivo das políticas de fomento continuado ao setor, evidenciado pela profusão de atletas goianos campeões, de expressão nacional e internacional nas diversas modalidades esportivas.

Programação:

Microrregional 1: Alvorada do Norte/Buritinópolis. Data: 4 a 6 de maio

Microrregional 2: Alto Paraíso. Data: 4 a 6 de maio

Regional: Posse. Data: 22 a 24 de junho

Microrregional 3: Luziânia. Data: 11 a 13 de maio

Microrregional 4: Silvânia. Data: 11 a 13 de maio

Regional: Ipameri. Data: 29 de junho a 1º de julho

Microrregional 5: Acreúna. Data: 18 a 20 de maio

Microrregional 6: São Simão. Data: 18 a 20 de maio

Regional: Itumbiara. Data: 27 a 29 de julho

Microrregional 7: Jussara. Data: 1º a 3 de junho

Microrregional 8: São Miguel do Araguaia. Data: 1º a 3 de junho

Regional: Mozarlândia. Data: 3 a 5 de agosto

Microrregional 9: Porangatu. Data: 25 a 27 de maio

Microrregional 10: Itapuranga. Data: 25 a 27 de maio

Regional: Itapaci. Data: 10 a 12 de agosto

Microrregional 11: Palmeiras. Data: 8 a 10 de junho

Microrregional 12: Piracanjuba. Data: 8 a 10 de junho

Regional: Trindade. Data: 17 a 19 de agosto

Etapa estadual: Morrinhos. Data: 30 de agosto a 2 de setembro

Deixe uma resposta